quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A FUNÇÃO DE YÔSÊR FORMAR E MOLDAR NA CRIAÇÃO

AO CONTINUAR E POSTAR ALGUNS ASSUNTOS E ARGUMENTOS PARA O CRIACIONISMO, PRECISAMOS DESENVOLVER UMA EXEGESE ESPECIFICA DOS TERMOS CRIAR, FORMAR E MOLDAR. 

     O vb. yçr é encontrado 40x no AT (inclusive o Q de Jr 1.5), sem contar a forma part., que é encontrada 23x. Ele ocorre no grau q., com exceção de uma vez no ni. (Is 43.10); no pu. (SI 139.16); e no ho. (Is 54.17). O subs. vêser é encontrado 9x. O significado básico da raiz sem. é “moldar” ou “formar”. Esse significado etimológico é encontrado em passagens que designam várias formas de artesanato. O part. (vôsêr) é o criador de um artefato, seja entalhado, fundido ou esculpido. Por duas vezes, a obra do yôçêr é referida como um yêíjer\ uma vez, é referida como um ídolo (Hc 2.18); e, outra vez, como um vaso de barro (Is 29.16). A sátira contra os ídolos em Isaías 44.9-20 fomece um bom sentido a respeito da série de significados. O artesão (yôçêr) é chamado de artífice de imagens de escultura (v. 9) que tenta formar (yyr) um deus ou fundir  uma imagem (v. 10). No v. 12, o artesão é um ferreiro que molda. 
      O sentido de moldar e formar é ampliado numa metáfora para a obra de criação de Deus, em alguns textos. Uma das doxologias de Amós afirma que Deus formou as montanhas (Amós 4.13) e o Salmo 95.5 declara que Deus formou a terra seca. No 104.26, é usado para descrever a criação do Leviatã, numa linguagem que é evidentemente polêmica com as nuanças antimitológicas. Em Gênesis 2, é mencionado que tanto o homem (vv. 7-8) como os animais (v. 19) foram formados do pó da terra. Considerando-se todos os demais casos, fica claro queyyr não é um sinônimo das palavras comuns para a criação do mundo, mas é limitado aos atos da criação em particular.
     A função do y.yr é descrever que aquilo é um objeto específico do projeto e do cuidado de Deus. E particularmente importante na criação dos homens, tanto em termos de sua relação singular com Deus como dos propósitos de Deus para eles. O Salmo 139.16 dá testemunho da presença e do propósito inevitáveis de Deus. A tradução do verso é problemática, mas o que importa é que o salmista foi o objeto especial da criação e do propósito de Deus para todos os dias “formados” (pu.) para ele. Sabottka (558-59), seguindo Dahood (168-69), considera o glmy (geralmente, embrião, # 1677) em analogia com Daniel l.lOe com o ugar. enclítico, para fazer referência aos estádios da vida, dizendo que esses foram esboçados dia-a-dia (dividindo, novamente, as consoantes de “dias” para ywm ywm). A isso, pode-se comparar o chamado de Deus ao profeta Jeremias, ordenado desde o tempo que ele foi formado (ysr ou çwr) no ventre (Jr 1.5), ou do Servo de Deus formado no ventre de sua mãe, para esse chamado especial (Is
49.1, 5, 8). Deus tem um cuidado especial para com o objeto de sua obra; o Deus que formou
o olho pode, certamente, ver a injustiça feita a seu povo (SI 94.9) por aqueles cujo único impulso é forjar o mal (94.20), e ele vai julgá-los. Mais do que isso, Deus foija os pensamentos de todas as pessoas (33.15); ele determina os limites da liberdade delas. O Senhor que estendeu os céus, fundou a terra e formou o espírito (ou a respiração) dentro da humanidade (Zc 12.1), vai cumprir seus propósitos para esse povo.
ESTE SENTIDO INDICATIVO DE MOLDAR E FORMAR NOS TRAZ UMA CONOTAÇÃO A PARTIR DE BARÃ, UM ATO CRIATIVO EX-NIHILO. PRECISAMOS ENTENDER QUE COM ESTA EXEGESE CONCLUIMOS A AÇÃO DE ARTIFICE DE DEUS AO CRIAR E FORMAR O COSMOS E O HOMEM. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário