quarta-feira, 7 de outubro de 2015

GLOSÁRIO PARA A PRÓXIMA AULA SOBRE CRIAÇÃO

Estarei nesta postagem concedendo a todos, um breve glosário que encontramos no livro “Como tudo Começou” de Adauto Lourenço, onde estaremos vendo alguns itens importantes, para utilizarmos na aula deste domingo. 

GLOSÁRIO.

Naturalismo: Cosmovisão materialista que propõe que a natureza e os processos naturais correspondem a tudo o que existe, considerando como não existente e desconhecido tudo o que possa ser inerentemente diferente de um fenômeno natural.
Evolução: (biologia) teoria naturalista que propõe que mudanças das características hereditárias de uma população, através de sucessivas gerações, por longos períodos de tempo, teriam sido responsáveis pelo aparecimento das novas espécies.
Darwinismo: Teoria evolucionista desenvolvida por Charles Darwin (e Alfred Russel Wallace), no século XIX, que propõe a seleção natural como a causa principal para a explicação da evolução. O livro “A Origem das Espécies”, publicado por Darwin em 1859, popularizou a teoria.
Seleção Natural: É definida como processo pelo qual organismos com características favoráveis têm uma probabilidade maior de sobreviver e reproduzir.
Neo-Darwinismo: Teoria evolucionista que combina a teoria da seleção natural, proposta por Darwin, com a teoria da hereditariedade, proposta por Gregor Mendel. Também conhecida como Teoria Sintética Moderna.
Evolucionismo Teísta: Teoria evolucionista baseada nas varias formas de seleção, incluindo a seleção natural, sexual e outras.
Criacionismo: Cosmovisão que propõe que a origem do universo e da vida são resultados de um ato criador intencional.
Criacionismo Científico: Propõe que a complexidade encontrada na natureza e resultante de um ato criador intencional.
Criacionismo Religioso: Posição religiosa que aceita pela fé que certos escritos de determinada religião sobre a origem da vida e do universo são verdadeiros. Estas formas de criacionismo são geralmente confundidas com as propostas cientificas.
Design Inteligente: Estabelece que causas inteligentes detectáveis empiricamente são necessárias para explicar as estruturas biológicas ricas em informação e a complexidade encontrada na natureza.
Teoria Sintética Moderna: (também conhecida como Síntese Evolutiva  e Moderna) teoria naturalista que reúne as propostas do Darwinismo, do Neo-Darwinismo, da herança biológica proposta por Gregor Mendel e da genética populacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário